Em um cenário paradisíaco com a imensidão do mar de Sibaúma como testemunha, o Kilombo Villas irá inaugurar, a partir do dia 01/07, uma exposição de artistas da comunidade local, ressaltando a importância da cultura da região. Para o hotel, que tem o conceito de eco Slow Paradise, o parar é necessário para apreciar a vista, desconectar, relaxar e, também, respirar arte.
“O Kilombo reuniu artistas e artesãos para expor seus trabalhos pelo hotel com o objetivo de apoiar cada vez mais a rica cultura local. É muito mais que apenas uma exposição, é um resgate à memória e à cultura local, tão importante e que precisa ser valorizada. Por aqui, o meio ambiente e a história do povo são fundamentais para a experiência completa no Kilombo”, conta Eduardo Gilles, sócio-proprietário do Kilombo Villas.
Pelo hotel, será possível conhecer o trabalho de artistas como Marcos Batista de Araújo, que trabalha com coco; Severino Costa Xavier Júnior, que usa materiais que exaltam a cultura local, como cabaça, coita e madeira rústica; Lindemberg Crisóstomo, puro talento quando o assunto é macramê; e Janaína Honora, que reutiliza resíduos de conchas.
Janaína Honoria Ferreira
Heroína não apenas combina com seu nome, mas com a sua missão. Janaína Honoria Ferreira é indispensável no dia a dia do Kilombo Villas: ela é a responsável pela reutilização do resíduo de conchas da atividade de mariscagem em seus artefatos artesanais. Gestora ambiental e engenheira de pesca, Janaína dá vida ao que a olhos crus pouco se percebe: com os resíduos oriundos da mariscagem produz artesanalmente uma série de produtos que, hoje, ajudam diversas famílias pela região.
Marcos Batista de Araújo
Natural de Sibaúma, região onde está localizado o Kilombo Villas, Marcos Batista de Araújo faz parte da cultura local. Artesão com sensibilidade única e olhar irretocável, trabalha com coco e com cipó, uma raiz clássica da mata, e seu trabalho pode ser apreciado por vários cantos do hotel. Conosco, Marcos está há 12 anos construindo uma história única com seu artesanato.
Lindemberg Crisóstomo Carlos
Histórias profundas conectam. Lindemberg Crisóstomo Carlos é um ativista cultural que trocou o universo da CLT para dedicar-se ao artesanato. No macramê encontrou seu propósito: além de participar de dezenas de feiras, o artesão é decorador do Kilombo Villas, onde traz um olhar atento e apurado com suas peças.
Severino Costa Xavier Júnior
O nome traz a força que seu trabalho tem: Severino Pernambucano é um dos artesãos que expõe seu trabalho no Kilombo Villas. Na verdade, seu nome completo é Severino Costa Xavier Júnior, mas é como Severino Pernambucano que você vai reconhecê-lo na região. No artesanato, seu trabalho é feito com cabaça, coite, catemba de coco, madeira rústica, pó de serra e outros materiais que exaltam a cultura local.
José Carlos Dionísio
Aos 40 anos e filhos de artesãos, José Carlos Dionísio nasceu em Ares, mas foi em Goianinha que viveu por toda a sua vida. Na sua trajetória, a arte sempre fez parte de seu dia a dia. Apesar de trabalhar por anos em hotelaria na região de Pipa, nunca deixou seu talento de lado. Optou por colocar a arte em prática na sua vida com a pintura. Para ele, um dos passos mais importantes que poderia ter dado! Acordar todos os dias para realizar aquilo que ama foi uma grande conquista para o artista, que a cada dia que passa, conquista mais clientes com a sua arte. Usando suas palavras, a “pintura trouxe equilíbrio e é um combustível para a alma”.